AGRACIAMENTOS
Medalha da Inconfidência – em todos os graus, inclusive, Grande Colar
Medalha Santos Dumont – Graus Bronze, Prata e Ouro
Medalha Direitos Humanos Governo de Minas Gerais
Medalha Alferes Tiradentes – PMMG
Medalha Juscelino Kubitschek – Por duas vezes
Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia de MG – nos 3 graus
Medalha do Mérito da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais
Medalha Luiz Soares da Rocha – PCMG
Medalha do Mérito de Contas – TCE/MG
Medalha do Mérito dos Bombeiros – CBMMG
Medalha da Vitória – Ministério da Defesa do Brasil
Medalha do Dia de Minas – Prefeitura de Mariana MG
Medalha do Mérito do Ministério Público de MG – PGJ - MPE
Medalha do Mérito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais – Tribunal de Justiça MG
Medalha do Mérito da Defensoria Pública de MG – Defensoria Pública de MG
Comenda Antônio Castro Silva “Comenda Castrinho” - Cidade de Santa Luzia MG
Cidadão Honorário dos Municípios de Frutal e Itaúna
Homenagem Pela Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito - DEMAT/PMMG - PROERD
É natural de Belo Horizonte, com 58 anos. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ingressou no Ministério Público de Minas Gerais, no ano de 1989, tendo sido Promotor de Justiça nas comarcas de Mesquita, Congonhas, Contagem e Belo Horizonte. Na Capital, atuou nas áreas de defesa do patrimônio público, sonegação fiscal e defesa dos portadores de necessidades especiais, além de ter sido Promotor Eleitoral em Belo Horizonte de 1992 a 2000.
Em março de 2001, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais, tendo exercido os cargos de Secretário-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça e Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, no período de 2000 a 2004. Neste período, foi responsável pela criação da Coordenadoria de Planejamento Institucional do Ministério Público, das Coordenadorias de Apoio Operacional das promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Público, da Saúde, dos Portadores de Necessidade Especiais e idosos, do Consumidor, da Ordem Econômica e Tributária, da Infância e Juventude. Além disso, atuou na concepção e criação das Promotorias de defesa da Saúde e Conflitos Agrários. Articulou a concepção e criação do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público e do FEDPC – Fundo Especial de Proteção e Defesa do Consumidor. Criou o primeiro GAECO – Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado no Estado de Minas Gerais.
Integrou o Conselho Superior e a Câmara de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, bem como a Junta Recursal do PROCON/MG, além de ter sido Secretário do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça (2002 a 2004).
No biênio 2010/2011, ocupou a Presidência da Associação Mineira do Ministério Público.
Integrou a Banca Examinadora do Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Minas Gerais, nos concursos realizados em 2005, 2007 e 2008.
Foi Secretário de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, de março de 2012 a agosto de 2014. No exercício dessa Secretaria coordenou o sistema Prisional do Estado, sendo, ainda, responsável pelo trabalho de integração e articulação entre as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Poder judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Ademais, coordenou a execução das Políticas Públicas voltadas ao cumprimento das medidas socioeducativas no Estado, bem como da Política sobre Drogas e de Prevenção à Criminalidade no Estado de Minas Gerais. Neste período, coordenou no âmbito de Minas Gerais a atuação das Forças de Segurança Pública por ocasião da realização da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo (2014). Foi o responsável pela concepção e instalação do CICC – Centro Integrado de Comando e Controle. Ainda nesta gestão, implantou a primeira Unidade Prisional do país, em regime de PPP – Parceria Público-Privada.
Foi Subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais do Estado de Minas Gerais, de fevereiro 2015 a maio de 2016.
Foi Coordenador das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais, de dezembro de 2016 a julho de 2017, sendo responsável pela Força Tarefa criada pelo Ministério Público em razão do desastre da Samarco, cujo trabalho redundou em recentes acordos com as Empresas Vale/BHP/Samarco, para promoção da reparação aos atingidos, recuperação ambiental e a aprovação do licenciamento para o retorno das atividades da empresa. Nesse período, entre outros, conduziu o acordo firmado entre o Ministério Público e a Empresa Anglo American que possibilitou o licenciamento para início da terceira fase de operações no Município de Conceição do Mato Dentro.
Foi Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional Biênio 2017/2018.
É Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Minas Gerais- OAB/MG.
É Presidente do Conselho de Ética da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.